Cacau Siqueira

Eu de boa vontade me gastarei e me deixarei gastar em pró das vossas almas...2Co 12.15 To nessa visão! #CS.

Cacau Siqueira.

Em processo de produção do meu 1º Trabalho Solo #CS

Cacau Siqueira.

Um morto não reage a estímulo nenhum! Morrer p/o mundo é não reagir as estimulações dele. MORRA!!! "Não na terra do Sim" #CS.

Cacau Siqueira

Ta aí a mulher que é meu gás extra! Apoio extraordinário! Esposa Cíntia Siqueira.

www.projetovulcao.com.br.

"Colocando vidas e sonhos em Erupção" Cacau Siqueira apoia essa ideia, Projeto Vulcão em Sumaré-SP.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Atos de uma costureira

                                       
At 9. 36 – 42
O médico Lucas inicia o relato dessa mulher e só ele diz a seu respeito e com uma observação interessante logo de início.
Além de dizer que era uma discípula diz a cidade onde ela morava, a chama pelo nome e também faz questão de dizer que ela era notável pelas boas obras que fazia.
Vemos aqui a importância de sermos notáveis no que somos e no que fazemos caráter, honestidade, bondade, humildade etc... Fará com que pessoas de perto ou de longe saiba o que você representa e representara para vilas, bairros, cidades e nações.
Através do Lucas, conheço Dorcas que viveu a mais de 2.000 anos atrás e que me influencia hoje a ponto de escrever a seu respeito para que outras pessoas a conheçam e aprendam com sua historia de vida e caráter cristão.  
Interessante notar que Lucas abre espaço em um livro que seria totalmente dedicado para falar somente dos atos dos apóstolos para falar dos atos de uma discípula. Que exceção honrosa!
Pesquisei sobre o significado do nome dela e ele vem do nome de um animal da família das gazelas parecido com renas, com características interessantes, é fisicamente frágil, tem uma ótima audição e também é muito veloz.
Usava sua boa audição para ouvir o inimigo se aproximar e avisar seus filhotes e bando, também usava sua velocidade para escapar dos predadores que tentassem alcança-la na corrida.
Não sei bem o porque ela ganhou esse nome, mais encontrei aqui pelo menos duas características que tem relação entre a Dorcas humana e a Dorcas animal.
Com certeza a discípula usava sua boa audição para ouvir o choro do necessitado e a velocidade para atender rápido o aflito.
Atingida por uma enfermidade que não sabemos qual a frágil Dorcas morre.
Aprendo com essa parte da história que apesar dela ser uma discípula do médico dos médicos, ficou doente e morreu.
Crentes também ficam doentes, crentes também morrem, não estamos imunes à doença e a morte. Somos humanos frágeis!
A morte de Dorcas causa grande comoção e tristeza na comunidade a ponto dos irmãos mandarem chamar Pedro na cidade vizinha.
Todos nos passaremos pela morte e quando ela chagar choraram de tristeza pela perda que terão ou dirão, “Já foi tarde?” O que deixaremos na lembrança das pessoas quando partirmos? Como seremos lembrados?
Pedro vem de uma cidade para outra especialmente pelo fato, a morte de uma discípula irmã.
Fica a pergunta, por que Pedro atendeu o pedido dos irmãos e foi depressa até Jope?
Penso eu, ou eles queriam compartilhar o sofrimento da perda de uma grande pessoa da comunidade e buscar consolo no apóstolo, ou não aceitaram sua morte e que talvez Pedro seria a ponte para traze-la de volta a vida, por que não enterraram o corpo mais a puseram em um quarto sobre uma cama!?
Se Dorcas fosse um péssimo exemplo de vida cristã, será que Pedro andaria cerca 15Km até a cidade vizinha de onde estava?
Entendo que Dorcas tinha um grande crédito com sua comunidade ou com o apóstolo.
Como é bom ser atendido ou ajudado por pessoas que nos considera e enxerga em nós um bom caráter. Dificilmente uma pessoa estaria disposta a ajudar com prazer outra pessoa com um péssimo testemunho.
Chegando Pedro a Jope todas as viúvas o cercaram chorando e mostrando as roupas que Dorcas havia feito e doado para elas enquanto estava viva.
Além de ser uma discípula, era também Dorcas uma costureira que usava suas habilidades de corte e costura para fazer túnicas e vestidos e doar para as pessoas mais carentes da cidade como as viúvas.
Fico imaginado ela batendo na porta de uma mulher que recentemente havia perdido o esposo e talvez dizia; “Oi meu nome é Dorcas, sou uma costureira do bairro e vim tirar suas medidas para te dar um vestido de presente, você aceita?” E entre uma pergunta e outra pregava o evangelho.
Existem pessoas que pregam o evangelho investindo em outras, doando, acolhendo, ajudando em qualquer área. Isso também é reino de Deus.
Como diz a famosa frase; “Em todo tempo pregue o evangelho e se preciso for fale”.
Com alguns pedaços de tecidos, linhas, agulhas e tesoura a costureira evangelista ia costurando roupas e vidas que a vida dura rasgava.
Vendo Pedro que o choro e a tristeza tomava conta do ambiente, mandou com que todos o deixasse só com o corpo.
Vejo aqui que o choro e a tristeza as vezes incomoda e temos que sair de perto dos chorões e tirar ou se retirar do meio dos tristes sem esperança.
Ficar só com o impossível muitas vezes é a saída para o possível.
De joelhos e a sós com a falecida, não sei qual foram as palavras de Pedro dirigidas a Deus, só sei que Deus ouvi e revive a discípula.
Fé, oração e sensibilidade em perceber o querer de Deus nessa situação impossível foram as chaves que abriram os cadeados da morte para vida novamente dada a Dorcas.
Imagine a felicidade dos irmãos, das viúvas e a surpresa dos curiosos de plantão?
Entendo também que tinha um propósito na morte e ressurreição de Dorcas, a conversão de muitas pessoas da cidade!
Toda enfermidade, toda dor, toda morte tem um propósito por traz e como diz Paulo; Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Se nossas lutas, adversidades, enfermidades, dores ou até morte tem propósitos de Deus, vale a pena passar por tudo isso, mesmo muitas vezes sem entender.
Aceitem o processo para atingir o propósito!
Deus usou a morte para converter vidas. Atos de uma costureira! 
Pensa nisso.


Cacau Siqueira